A ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) na Itália, segundo informou o Ministério da Justiça do Brasil. Ela havia deixado o país após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos e 8 meses de prisão por envolvimento em um ataque hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A prisão ocorreu após o deputado italiano Angelo Bonelli informar às autoridades o local onde Zambelli estaria hospedada.
Em uma postagem feita na rede X (antigo Twitter) nesta segunda-feira (28), Bonelli afirmou ter repassado o endereço de um apartamento em Roma à polícia italiana. “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu o parlamentar italiano.
Até o momento, o governo italiano ainda não confirmou oficialmente a prisão. No entanto, o Ministério da Justiça brasileiro já havia protocolado um pedido de extradição, uma vez que Zambelli é considerada foragida desde que teve o mandato cassado e foi condenada por integrar um grupo criminoso digital responsável por ataques aos sistemas do Judiciário. Zambelli, que possui cidadania italiana, passou a viver na Itália após a decisão do STF.
A Interpol e autoridades brasileiras acompanham o caso de perto, e a expectativa é que as autoridades italianas se posicionem oficialmente nos próximos dias quanto ao trâmite do pedido de extradição.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.