A 22ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, o Cinemato, começa nesta segunda-feira (14) e segue até domingo (20), no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá. O evento, que traz uma programação gratuita para todos os públicos, conta com o patrocínio do Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
“É com satisfação que apoiamos um dos projetos mais importantes do calendário cultural do Estado. Além de sua importância para o fortalecimento da produção audiovisual em Mato Grosso, o Cinemato é um evento que sempre batalhou pela democratização do acesso ao cinema”, enfatiza o secretário da Secel, David Moura.
A programação inclui mostras competitivas, sessões com filmes premiados em outras edições, Cinema Escola, seminário, oficinas, e várias outras atividades. A mostra competitiva tem início às 19h enquanto as sessões do Cinema Escola às 14h.
Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis para retirada antecipada no site www.festivalcinemato.com.br.
Ao todo, o Festival exibirá 48 filmes. Na mostra competitiva de longa-metragem estão selecionados os filmes Kopenawa: Sonhar a Terra Floresta (RJ), Pedra Vermelha (RS), Concerto de Quintal (RO), Mawé (AM), O Silêncio das Ostras (MG) e Serra das Almas (PE).
Mais 15 produções participam da mostra competitiva de curta-metragem, entre as quais, quatro de Mato Grosso: O Último Varredor, Albuesas, Maira Porongyta e Reagente. Com o tema “Decolonizando a Amazônia”, a 22ª edição propõe uma reflexão sobre a construção política, cultural, econômica e social da região, valorizando os saberes e a autonomia de seus povos.
O homenageado do ano é Silvino Santos (1886–1970), reconhecido como o “cineasta da selva”, por sua contribuição pioneira ao registro audiovisual da Amazônia no século 20.
Programação
A abertura da 22ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá ocorre nesta segunda-feira (14), às 19h30, com a exibição do filme “Amazonas, o Maior Rio do Mundo”, do cineasta Silvino Santos. Durante toda a semana, a partir das 19h, o público poderá conferir e votar nos filmes exibidos nas Mostras Competitivas de curtas e longas-metragens, que concorrem ao Troféu Coxiponé.
O Cinema Escola, que traz sessões infantis ao Festival, será realizado na terça, quarta e quinta-feira (15, 16 e 17), a partir das 14h. Já na sexta (18), a partir das 15h, ocorre a Sessão Melhor Idade. Os filmes premiados em outras edições e Festivais serão exibidos na sessão Horas Concurs, na sexta-feira (18), às 19h, e domingo (20), a partir das 18h30.
O filme “Pasárgada”, dirigido por Dira Paes, encerra a sessão especial. Em seguida, a renomada atriz, fará a entrega do prêmio com seu nome a uma personagem feminina de destaque no audiovisual e em causas socioambientais. A cerimônia de premiação com entrega do troféu Coxiponé aos realizadores dos filmes premiados será no domingo (20), às 21h20.
Além das exibições, a programação inclui Rodas de Conversa com os realizadores dos filmes, debate “Construindo a Coletividades de Políticas Públicas de Audiovisual”, oficinas de “Mentoria de Roteiro de Curta-metragem” e de “Produção Executiva”, além do “Seminário Decolonizando a Amazônia”. As atividades ocorrem de terça a sexta-feira (15 a 18). Os horários e mais informações de toda a programação podem ser conferidos no site https://festivalcinemato.com.br/.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.