Mato Grosso alcançou o terceiro maior percentual de domicílios com acesso à internet no Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) TIC 2024, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com 95,7% dos lares conectados em 2024, o estado fica atrás apenas do Distrito Federal e Santa Catarina.
O dado evidencia a rápida expansão da conectividade no estado, consolidando o acesso à internet como uma realidade presente na maior parte dos domicílios mato-grossenses. A abrangência é fundamental para garantir a inclusão digital, o acesso a serviços públicos e privados e a participação na economia digital.
LÍDER NO USO DIÁRIO
No que diz respeito à frequência diária do uso diário da internet, Mato Grosso lidera o ranking, considerando a população com mais de 10 anos de idade. Segundo a pesquisa, 97,1% dessas pessoas acessam a internet todos os dias, percentual que supera todas as outras unidades federativas.
Essa alta frequência de uso indica que a internet já está inserida na rotina dos moradores, seja para comunicação, trabalho, entretenimento ou acesso a informação. Entre as principais atividades estão chamadas de voz e vídeo (94%) e consumo de vídeos, séries e filmes (89,8%).
CRESCIMENTO DA REDE MÓVEL
Entre 2023 e 2024, Mato Grosso apresentou o maior aumento percentual no país na disponibilidade de rede móvel entre os domicílios, com crescimento de 2,6 pontos percentuais, alcançando 91,6% dos lares com acesso a telefonia móvel.
O avanço reflete investimentos em infraestrutura e expansão da cobertura, inclusive em áreas rurais, facilitando o acesso à internet móvel e contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do estado.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.