A Prefeitura de Várzea Grande deu início à implantação do sistema de reconhecimento facial nas escolas municipais, como parte do Projeto Estuda Mais, apresentado nesta segunda-feira (1º) pela prefeita Flávia Moretti e pelo vice-prefeito Tião da Zaeli, ambos do PL. O projeto também traz controle de refeições e painéis analíticos para otimizar a gestão escolar, sendo pioneiro em nível estadual na rede pública.
O evento ocorreu na EMEB Alino Ferreira de Magalhães, no bairro Alto da Boa Vista, Parque do Lago. “No estado de Mato Grosso, estamos sendo o primeiro município a implantar esse sistema”, comemorou Flávia Moretti, destacando que a iniciativa integra tecnologia e inovação para proteger, monitorar e agilizar respostas em qualquer situação dentro e no entorno das escolas.
O sistema conta com seis câmeras com inteligência embarcada, monitorando o interior e o entorno da escola 24 horas por dia, e oferece controle de presença com reconhecimento facial, além de otimizar o preparo de refeições com base na quantidade real de alunos, evitando desperdício. Dashboards e painéis analíticos permitirão à Secretaria de Educação e aos diretores tomar decisões mais precisas e baseadas em dados.
Para a prefeita, a medida atende a uma demanda do seu Plano de Governo: melhorar o desempenho escolar, monitorar a frequência dos alunos e trazer ferramentas tecnológicas que apoiem a aprendizagem. “A resposta tem que vir pela tecnologia e inovação, inclusive para o monitoramento da evasão escolar”, disse.
O vice-prefeito Tião da Zaeli acrescentou que o sistema facilitará a conexão das famílias com a escola, aumentando a participação da comunidade na educação dos filhos.
Segundo o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Igor Cunha, a ferramenta será essencial para o planejamento estratégico, permitindo avanços no IDEB e na redução da evasão escolar. “O monitoramento tecnológico aliado à metodologia de ensino e à qualificação dos professores permite identificar necessidades e deficiências dos alunos”, explicou.
A diretora da escola, Marcia Macedo, ressaltou que os pais terão maior segurança e acompanhamento do dia a dia dos filhos, incluindo horários de chegada e saída, atividades e evolução escolar, tudo por meio de um aplicativo no celular, além de facilitar a comunicação com a escola para solicitações de documentos e histórico escolar.
A EMEB Alino Ferreira de Magalhães será a escola piloto, e a partir das experiências e ajustes realizados, o Projeto Estuda Mais será expandido para as demais 96 unidades da rede municipal de Várzea Grande.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.