A Prefeitura de Cuiabá reafirmou seu compromisso com a preservação do patrimônio cultural ao fortalecer a parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para restaurar imóveis tombados no Centro Histórico da capital mato-grossense.
Nesta semana, o presidente nacional do Iphan, Leandro Grass, anunciou o lançamento das obras de restauração da sede do instituto, localizada na Rua Sete de Setembro. A iniciativa será executada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em colaboração com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do projeto Canteiro Modelo de Conservação.
Desenvolvido pela UFMT em parceria com o Iphan, o projeto tem como foco a restauração de imóveis históricos, incluindo residências de famílias de baixa renda. Além de promover a inclusão social, a ação contribui para a preservação do patrimônio e a revitalização da região central de Cuiabá, incentivando o turismo cultural.
Com investimentos de R$ 2,5 milhões, as obras também contemplam a restauração da Casa de Bem-Bem, outro importante símbolo histórico da cidade. A Prefeitura acompanha de perto as intervenções, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e de Cultura.
A parceria entre Prefeitura, Iphan e UFMT é considerada um marco para a valorização do Centro Histórico de Cuiabá, garantindo que as próximas gerações possam conhecer e preservar a história e a identidade cultural cuiabanas.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.