São Paulo, 04/07/2025 - As bolsas europeias operam em baixa na manhã desta sexta-feira, pressionadas por incertezas das negociações comerciais dos EUA antes do prazo de 9 de julho estipulado pelo governo Trump.
Por volta das 6h50 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,65%, a 540,24 pontos.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse ontem que Washington começará a enviar cartas aos países hoje especificando as tarifas às quais estarão sujeitos.
Com a pausa de 90 dias nas chamadas "tarifas recíprocas" chegando ao fim na quarta-feira (09), investidores estão cautelosos, visto que vários grandes parceiros comerciais, incluindo a União Europeia 9UE), ainda não fecharam acordos com os EUA.
A UE está buscando um "acordo em princípio" com os EUA antes do prazo final, segundo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Ainda no âmbito comercial, a China anunciou que vai impor tarifas antidumping de até 34,9% a importações de conhaque da UE a partir deste sábado (05), mas a medida não se aplica a fabricantes da bebida que tenham fechado acordos de compromisso de preços com Pequim, caso das francesas Rémy Cointreau, Pernod Ricard e Hennessy, que pertence ao grupo de artigos de luxo LVMH.
Em Paris, no horário acima, a ação da Rémy Cointreau subia 0,8% e a da Pernod Ricard tinha modesta baixa de 0,2%.
No noticiário macroeconômico, as encomendas à indústria da Alemanha decepcionaram com uma queda de 1,4% em maio, bem maior do que se previa.
A liquidez na Europa tende a ser mais restrita hoje devido ao feriado do Dia da Independência nos EUA, que mantém os mercados locais fechados.
Às 7h04 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,33%, a de Paris recuava 0,89% e a de Frankfurt cedia 0,65%. As de Milão, Madri e Lisboa, por sua vez, tinham respectivas perdas de 0,72%, 1,50% e 0,08%.
Contato: sergio.caldas@estadao.com
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.