São Paulo, 01/07/2025 - As bolsas europeias operam sem direção única na manhã desta terça-feira, enquanto investidores ponderam incertezas das negociações tarifárias dos EUA.
Por volta das 7h (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,35%, a 539,47 pontos.
Preocupações sobre as tarifas dos EUA e seus efeitos na economia global voltaram à tona, à medida que o prazo de 9 de julho para fechar acordos comerciais com Washington se aproxima.
Ontem, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse que alguns países têm negociado de "boa fé" com Washington, mas alertou que as tarifas podem "saltar de volta" para os níveis anunciados em 2 de abril se os parceiros comerciais forem "recalcitrantes".
No noticiário macroeconômico, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro acelerou para 2% em junho, como previsto, ficando em linha com a meta oficial do Banco Central Europeu (BCE). Já o PMI industrial do bloco subiu para 49,5 no mês passado, vindo um pouco acima da leitura preliminar, mas aquém das expectativas.
Nas próximas horas, a atenção vai se voltar para um debate de presidentes de grandes bancos centrais, incluindo Jerome Powell, do Fed, e Christine Lagarde, do BCE, durante o Fórum de Sintra, em Portugal.
Às 7h15 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,18%, a de Paris recuava 0,39%, a de Frankfurt cedia 0,37% e a de Milão tinha perda de 0,46%.
Por outro lado, a de Lisboa subia 1,72%, impulsionada por varejistas como Jerónimo Martins (+4,5%) e Sonae (+1,8%), assim como pela EDP Renováveis (+2,8%), enquanto a de Madri avançava 0,22%.
Contato: sergio.caldas@estadao.com
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.