A senadora democrata Elizabeth Warren escreveu, em publicação no X, que Trump está "desesperadamente procurando um bode expiatório" para encobrir sua própria falha em reduzir custos para os americanos, e a demissão de Cook é a mais recente ação. "É uma tomada de poder autoritária que viola descaradamente o Federal Reserve Act, e qualquer tribunal que siga a lei irá anulá-la", defendeu.
Já o líder democrata no senado, Chuck Schumer, classificou a medida de Trump como um "jogo partidário", e afirmou que a decisão destrói a independência do Fed e coloca em risco as economias e hipotecas de todos os americanos. Para ele, a ação deve ser interrompida pelos tribunais e, caso a economia dos EUA entre em colapso, Trump será o responsável pela situação.
Ainda, o líder da minoria da Câmara dos EUA, Hakeem Jeffries, alegou que o presidente está tentando remover Cook do quadro de diretores do BC americano sem "nenhuma evidência confiável de que ela fez algo errado".
"Na medida em que alguém é inapto para ocupar um cargo de responsabilidade devido a conduta enganosa e potencialmente criminosa, esse alguém é o atual ocupante da Casa Branca", escreveu em postagem no X. "O povo americano não vai acreditar na sua projeção falsa e na sua calúnia contra uma distinta servidora pública", acrescentou.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.