A morte de Urakawa foi confirmada um dia depois do falecimento de Shigetoshi Kotari, também de 28 anos, que havia lutado no mesmo card em Tóquio. O pugilista desmaiou logo após completar um empate de 12 assaltos contra Yamato Hata, na disputa do título superpena da Federação de Boxe do Pacífico e do Leste (OPBF).
Assim como Urakawa, Kotari foi encaminhado ao hospital após o evento e passou por uma cirurgia cerebral de emergência para tratar um hematoma subdural - acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio -, mas teve o óbito confirmado na sexta-feira.
"A WBO lamenta o falecimento do boxeador japonês Hiromasa Urakawa, que morreu tragicamente em decorrência de ferimentos sofridos durante sua luta contra Yoji Saito em 2 de agosto, no Korakuen Hall, em Tóquio. A notícia de partir o coração chega poucos dias após a morte de Shigetoshi Kotari, que faleceu em decorrência de ferimentos sofridos em sua luta no mesmo card", diz a nota publicada pela WBO nas redes sociais. "Estendemos nossas mais profundas condolências às famílias, amigos e à comunidade do boxe japonês neste momento extremamente difícil."
Após o evento, a Comissão Japonesa de Boxe (JBC), órgão que regula a modalidade no Japão, anunciou que as lutas pelo cinturão da Federação de Boxe do Pacífico e do Leste serão reduzidas para um limite de 10 rounds, em vez de 12, a partir do próximo evento, nesta terça-feira. De acordo com a imprensa japonesa, a JBC também iniciou uma investigação e planeja realizar uma reunião em setembro para discutir as mortes.
Em fevereiro deste ano, o irlandês John Cooney morreu, também aos 28 anos, em decorrência de uma hemorragia intracraniana sofrida em uma luta com o galês Nathan Howells, interrompida no nono assalto, da categoria superpena, em Belfast, na Irlanda do Norte.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.