Dois fugitivos da Penitenciária de Várzea Grande, considerados de alta periculosidade, foram recapturados nesta quinta-feira (4) em uma ação da Polícia Civil de Mato Grosso, com atuação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Nova Mutum, e da Polícia Civil de Rondônia. Os criminosos foram identificados como Edvaldo de França Almeida, de 39 anos, e Luan Augusto dos Santos Lima, de 25 anos. A dupla fugiu do Complexo Penitenciário Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, no dia 14 de agosto de 2025.
Conhecido na região de Nova Mutum, Luan possui extensa ficha criminal e já foi indiciado por tráfico de drogas, corrupção de menores, porte ilegal de arma de fogo, adulteração de veículos e integrar grupo criminoso, além de ser apontado como mandante e executor de homicídios qualificados, tentados e consumados.
No final de 2023, a mando de uma facção criminosa, ele formou e liderou um grupo de extermínio que atuava em Nova Mutum. Com base em investigações conduzidas pela Derf de Nova Mutum, o criminoso foi condenado em diversos processos e ainda responde a outras ações penais.
Em outubro de 2024, ele e outro preso fugiram da cadeia pública de Peixoto de Azevedo, sendo recapturados dois meses depois, em Cuiabá, em ação da Derf de Nova Mutum e da Gerência Estadual de Polinter e Capturas.
Após intenso trabalho de inteligência, os investigadores da Derf Nova Mutum identificaram que Luan estava escondido na cidade de Rolim de Moura (RO). Com o levantamento do local exato onde ele se escondia, as informações foram repassadas à Polícia Civil de Rondônia. As diligências resultaram na prisão dos dois procurados em ação que contou com policiais civis e militares de Rolim de Moura (RO).
O delegado titular da Derf de Nova Mutum, Rodrigo Rufato, destacou o empenho da equipe de investigadores e escrivães, que não mediram esforços para a localização e prisão dos foragidos. “Esse compromisso reflete em resultados expressivos, inclusive na captura de foragidos em outros municípios e estados, como ocorreu mais uma vez na ação integrada”, disse o delegado.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.