"A gente teve aqui, só no mês de junho, 5.579 ocorrências de placas em motos, placas frias. Como hoje não tem mais a obrigatoriedade do lacre nas placas, tanto de todos os veículos, motos, carros, o que as pessoas estão fazendo? Adquirem na internet essas placas e tira o parafuso, tira a placa verdadeira e coloca ali uma placa falsa", afirmou Nunes.
Nunes e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) participaram na manhã desta segunda-feira, 11, da entrega das câmeras do programa Smart Sampa que serão acopladas em motos da Polícia Militar do Estado e da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Até então, havia apenas câmeras fixas.
Essas câmeras fazem a leitura das placas de veículos para identificar se a placa corresponde ao carro ou moto. O objetivo é identificar veículos roubados, placas clonadas e condutores foragidos.
Segundo Nunes, a tecnologia ajudará a combater a falsificação de placas e o crime organizado.
"A pessoa vai estar ali na moto, já vai fazer a leitura da placa na hora, daquele carro ou daquela moto que esteja correndo em rumo ou placa falsa, e vai poder fazer a abordagem na hora."
No início deste ano, a polícia encontrou ao menos dez placas falsas na casa de Suedna Barbosa Carneiro, de 41 anos, mulher conhecida como "Mainha do crime" e apontada pela polícia como financiadora de uma quadrilha que pratica roubos na capital. De acordo com a policia, o grupo estava envolvido na morte do ciclista o ciclista Victor Medrado, que pedalava em frente ao Parque do Povo.
Segundo ele, a Prefeitura de SP irá enviar um novo ofício ao Ministério dos Transportes cobrando o retorno do lacre. "Acho que a gente vai fazer uma nova cobrança, fazer o envio de mais um ofício, cobrando isso, porque é de suma importância."
Nunes também afirmou que o uso de placas falsas tem refletido no aumento de acidentes de trânsito no município. "A pessoa sabe que não vai receber multa, então não respeita a velocidade e a gente acaba gerando também uma série de situações de acidentes de trânsito aqui na nossa cidade."
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.