O superintendente do Sistema de Organização das Cooperativas do Brasil - seccional Mato Grosso (OCB-MT), Frederico Azevedo, ressaltou a abertura das inscrições para o Coopera + MT que será realizado em 23 de setembro, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, para debater as tendências do setor. Nesta edição, os painéis serão divididos em oito eixos.
"O Coopera nasceu de um projeto que a gente fez há dois anos atrás, uma iniciativa inicial de juntar as cooperativas para conversarem sobre o negócio entre eles", explicou Frederico ao HNT TV Entrevista.
Um dos palestrantes será o economista Alexandre Schwartsman, ex-diretor de relações funcionais do Banco Central.
"Uma pessoa espetacular para entender esses momentos que nós estamos vivendo, que está mudando toda hora a parte econômica, como é que deve se comportar. E a gente quer que as cooperativas entendam alguns insights que ele vai trazer sobre mercado, sobre negócio, sobre tendências econômicas. Isso está muito forte para a tomada de decisão", disse o superintendente.
As mudanças apontadas por Frederico começam em 2026, com o início do período de adaptação da Reforma Tributária. O novo regime revê a forma como são cobrados os impostos, transferindo o cálculo para a ponta, no consumo. Para ter um panorama para esse breve futuro, o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) vai compartilhar com o público como o Executivo tem se organizado.
"Mato Grosso é um Estado eminentemente exportador. Isso não vai mudar a curto prazo. Com o Otaviano Piveta, vamos saber como o Estado está vendo esse futuro para que as cooperativas achem nichos de negócio e de oportunidade", falou Frederico.
"Seja para exportação de soja, seja para exportação de milho, seja para industrialização dessa produção, seja para achar outros nichos de negócio ou mercado que precisam ser estabelecidos. Para que a gente, de novo, possa trazer rentabilidade para o cooperado", concluiu.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.