O superintendente do Sistema de Organização das Cooperativas do Brasil - seccional Mato Grosso (OCB-MT), Frederico Azevedo, disse ao HNT TV Entrevista que o estado está entre as sete maiores economias do setor. Segundo Frederico, o "crescimento é exponencial" e no próximo levantamento MT deve avançar para a 6ª colocação no ranking nacional. Atualmente, a OCB calcula que o estado tenha 1,8 milhões de cooperados, atores responsáveis por manter o segmento aquecido.
"Mato Grosso se destaca muito bem nesse ramo, quase chegando no sexto maior sistema cooperativista brasileiro. Nós estamos em sétimo, já quase pulando para o sexto, um crescimento bastante importante, alavancado pelas cooperativas que têm gerado muito impacto social nas comunidades", destacou o superintendente ao podcast nesta segunda-feira (11).
Conforme Frederico, as principais cooperativas mato-grossenses estão ligadas ao agronegócio, ao mercado de crédito, saúde e minério. O superintendente ressaltou que embora em menor número, as associações voltadas à educação e transportes também representam parcela significativa ao sistema.
"Esse é o grande diferencial que o cooperativismo tem gerado. São os números que a gente tem visto nos últimos anos em um crescimento bastante exponencial, mas também com bastante desafio", pontuou.
O berço do cooperativismo é a cidade Rochdale, na Inglaterra. O modelo de negócio começou a ser moldado no século XVIII e foi adaptado as necessidades dos brasileiros. Ele se caracteriza por conjunto de pessoas que unem forças para comprar insumos ou vender. "É pegar o melhor de cada pessoa para se unir e ganhar em escala. Esse é o grande diferencial do cooperativismo", completou Frederico.
O episódio na íntegra será divulgado nesta terça-feira (12). INSCREVA-SE no canal e acompanhe.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.