O idealizador do Prêmio Jejé de Oyá, Jeferson Bertolotti, defendeu no HNT TV Entrevista o apoio a competição por meio de lei. Atualmente, o Jejé depende de emendas parlamentares para ser realizado. Com a regulamentação por lei, ele passa a compor o orçamento do governo e com receita fixa, os organizadores podem antecipar o planejamento e investir em ações complementares.
Esses projetos já acontecem ao longo do ano, mas em menor volume. Em 2025, além da noite de gala onde as estatuetas serão entregues, haverá o Sambão de Jejé, em outubro, e pocket show em novembro. A intenção de Jeferson é expandir a agenda, principalmente, às periferias.
LEIA MAIS: HNT TV: "O letramento racial tem que começar nas famílias", diz Bertolotti
"Esse prêmio deveria ser um evento que tivesse todos os anos um apoio de lei, de nível de estado ou municipal. Ele não tem esse apoio parlamentar ainda. Mas como outros projetos têm apoio de lei, eu acredito na defesa do Prêmio Jejé que ele deveria ter", afirmou Jeferson ao podcast.
Para justificar esse apoio a nível estadual, Jeferson trabalha junto com o júri para ampliar o número de profissionais contemplados de cidades além da Baixada Cuiabana.
Bertolotti contou que o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) é um parceiro antigo do Jejé. Ano passado, a deputada federal Gisela Simona (União Brasil) também enviou emendas. Segundo ele, a expectativa é que a única mulher negra da bancada de Mato Grosso na Câmara, repita o ato.
"Em novembro vem o mês aí, o mês da consciência negra. Bem provavelmente nós vamos entrar aí com um trabalho bem bacana com o apoio da deputada Gisela Simona", antecipou.
A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) é grande apoiadora do prêmio. O estreitamento dessa parceria é uma ponta de esperança para que o Jejé passe a ser considerado dentro do orçamento do Estado.
"Este ano nós estamos tendo um apoio de, se eu falar 100%, vai parecer muito exagerado, mas vamos chutar 97%. Nós estamos tendo um apoio muito grande do Davi Moura, que é o Secretário de Estado de Cultura", destacou Jeferson.
LEIA MAIS: HNT TV: "Prêmio Jejé de Oyá vai ter vida longa", projeta idealizador; veja vídeo
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.