Uma operação de combate à extração ilegal de minérios resultou em quase R$ 300 mil em multas e na apreensão de 24 equipamentos utilizados na atividade irregular em cinco municípios do norte de Mato Grosso. Realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) entre 14 e 17 de outubro, a ação ocorreu após denúncias registradas na ouvidoria.
As equipes fiscalizaram áreas nos municípios de Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Novo Mundo, Carlinda e Apiacás. Foram alvo da fiscalização empreendimentos que operavam sem licença ambiental e também aqueles que, mesmo licenciados, descumpriam a legislação. No total, foram emitidos sete termos de embargo, oito autos de infração, quatro termos de apreensão e quatro de inutilização.
Foram identificados danos ambientais, incluindo destruição de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e degradação de recursos hídricos. A extensão total das áreas embargadas ainda está sendo medida.
A ação integrou a Operação Amazônia, que reúne diferentes órgãos estaduais e federais. A iniciativa conta com monitoramento por satélite, fiscalização contínua em locais com indícios de crimes ambientais, embargo de áreas e responsabilização dos envolvidos.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.








