A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, confirmou nesta quarta-feira (8) que o caso de uma criança de 9 anos, que apresentou sintomas compatíveis com sarampo, teve resultado reagente para IgM, marcador inicial da infecção, mas ainda aguarda a confirmação laboratorial definitiva. A amostra apresentou IgM positivo e IgG negativo, o que exige uma nova testagem para confirmação oficial. O novo exame será coletado no dia 16 de outubro, e o resultado deve ficar pronto em até duas semanas.
De acordo com a assessoria da Secretaria de Saúde, o paciente segue em isolamento domiciliar e sob acompanhamento das equipes da Vigilância Epidemiológica. “Para confirmar o diagnóstico, é preciso que tanto o IgM quanto o IgG estejam reagentes. Até o momento, ele ainda é considerado um caso suspeito”, explicou.
LEIA MAIS: Sarampo em Várzea Grande: cinco casos descartados e um segue em investigação
CASOS EM INVESTIGAÇÃO
Além desse caso, quatro novas notificações foram registradas no município entre sábado (4) e segunda-feira (6). Duas crianças, uma de 1 ano e outra de 5, deram entrada no Pronto-Socorro Municipal com sintomas como febre e manchas avermelhadas pelo corpo. Elas também permanecem em isolamento, assim como dois irmãos que apresentaram sintomas semelhantes nesta semana. Segundo a secretaria, os casos não têm relação familiar com o paciente de 9 anos.
Os resultados laboratoriais devem ser divulgados dentro de duas semanas, após análise do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
AÇÕES DE PREVENÇÃO
A Vigilância Epidemiológica realiza o bloqueio vacinal em todas as pessoas que tiveram contato com os pacientes suspeitos, priorizando aquelas sem registro atualizado no cartão de vacinação. “As famílias estão sendo acompanhadas e, onde identificamos falhas na imunização, a vacina está sendo aplicada imediatamente”, reforçou Flávia.
LEIA MAIS: Saiba como prevenir e onde vacinar devido ao risco de surto vindo da Bolívia
O município também mantém unidades de saúde abertas com vacinação gratuita contra o sarampo, e outras doenças do calendário básico. Além disso, a secretaria realiza uma ação especial de imunização no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, entre quarta (8) e sexta-feira (10), com foco em passageiros e trabalhadores do local.
SARAMPO NO ESTADO
Com a confirmação de três casos em Primavera do Leste, o alerta no estado foi intensificado após o surto da doença na Bolívia, que já soma mais de 240 casos em 2025. Cuiabá e Várzea Grande permanecem em estado de atenção reforçada, com medidas de vigilância e campanhas de vacinação em massa.
LEIA MAIS: Primavera do Leste confirma terceiro caso de sarampo
SINTOMAS E VACINAS
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, transmitida por vias respiratórias. Os principais sintomas são febre alta, manchas avermelhadas pelo corpo, tosse, coriza e conjuntivite. Em crianças, pode causar complicações como pneumonia e desnutrição; em adultos, há risco de encefalite e parto prematuro em gestantes.
LEIA MAIS: Tangará da Serra investiga caso suspeito de sarampo em bebê de 4 meses
O esquema vacinal recomendado é:
- Dose zero: bebês de 6 a 11 meses;
- Duas doses: pessoas de 1 a 29 anos;
- Uma dose: adultos de 30 a 59 anos;
- Profissionais de saúde: duas doses comprovadas, independentemente da idade.
“O sarampo é um vírus de alto contágio, como a gripe, mas pode ser evitado com a vacina. Precisamos que todos, crianças e adultos, se imunizem. É a única forma de bloquear a circulação do vírus”, reforçou a Secretária de Saúde de Várzea Grande.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.