Nos últimos 60 dias, o HiperNotícias firmou uma parceria inédita com os Alcoólicos Anônimos (A.A.) para jogar luz sobre uma das doenças mais silenciosas e devastadoras do país: o alcoolismo. Ao todo, foram 29 artigos publicados, alguns assinados por especialistas e apoiadores da causa, outros enviados por membros da própria irmandade, em recuperação.
A proposta da série era marcar os 90 anos de fundação dos Alcoólicos Anônimos dando visibilidade ao programa de recuperação que já transformou milhões de vidas no Brasil e no mundo. Mais do que cumprir esse objetivo, a iniciativa teve um impacto direto e mensurável: aumentou o número de pessoas que buscaram informações sobre como e onde pedir ajuda para parar de beber.
A publicação dos textos em um meio de comunicação digital e de grande alcance — como o HiperNotícias — permitiu que a mensagem chegasse a um público diversificado, tocando leitores que talvez nunca tivessem entrado em contato com a filosofia de vida proposta por A.A.
Entre os relatos, foi possível identificar padrões de sofrimento semelhantes: histórias de quedas, perdas, tentativas frustradas de parar de beber — e, sobretudo, reconstruções. Apesar das diferenças individuais, os textos mostraram que há um ponto de convergência: a sobriedade é possível, desde que o alcoólico aceite ajuda e siga o caminho sugerido pela irmandade.
O alcoolismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como uma doença física e mental, progressiva e incurável. Mas, como apontam os próprios membros de A.A., trata-se de uma condição que pode ser detida. A chave está em evitar o primeiro gole — e caminhar um dia de cada vez, só por hoje.
A série também contou com colaborações valiosas de amigos e apoiadores da causa, que escreveram sobre os impactos da doença na família, no trabalho e na sociedade, ajudando a romper estigmas e naturalizar o pedido de ajuda. Em comum, todos os textos carregavam uma mensagem de fé e esperança: é possível recomeçar.
Hoje presente em mais de 180 países, A.A. segue oferecendo apoio gratuito e anônimo a quem deseja parar de beber. Em Mato Grosso, quem quiser saber mais pode entrar em contato pelo telefone (65) 3321-1020, que disponibiliza informações sobre endereços e horários de reuniões em Cuiabá, Várzea Grande e no interior.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.