Vídeo mostra uma família de quatis, um pequeno mamífero que compõe a fauna do cerrado, tentando fugir do fogo no Parque Estadual Serra Azul, em Barra do Garças (512 km de Cuiabá). As chamas tomam conta da região há seis dias e equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do município, funcionários do parque e militares do Exército estão mobilizadas para conter a tragédia.
O vídeo foi registrado pelo tenente-coronel do Corpo de Bombeiros José Neto da Silva Lima, que trabalha no combate ao incêndio. O oficial alertou que os animais estão assustados e, por isso, acabam se aproximando das residências em busca de segurança.
"Pedimos à população que, caso algum animal silvestre entre em sua casa ou quintal, entre em contato imediatamente pelo 193", registrou o bombeiro. "Vamos juntos ter paciência e cuidado: se encontrar algum animal pelo caminho, faço um momento de pausa e descontração dando espaço para que ele possa passar por segurança", completou.
Além do incêndio no Parque Serra Azul, os bombeiros também combatem o fogo na Serra do Roncador, na mesma região. De acordo com o Corpo de Bombeiros, na maioria dos focos de incêndio, há indícios de ação humana.
LEIA MAIS: Bombeiros encontram indícios de ação humana em incêndio que assola parque há seis dias; um foi preso
Uma pessoa chegou a ser presa depois que chacareiros denunciaram que ela estava ateando fogo e caçando animais silvestres no Serra Azul. O homem foi preso em flagrante e admitiu que caçava pacas.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.