Segundo os comunicados oficiais, produtos do Laos e de Mianmar serão taxados em 40%, enquanto as importações de Malásia e Casaquistão enfrentarão tarifas de 25%. Para a África do Sul, o porcentual será de 30%.
As cartas enviadas aos governos desses países repetem os mesmos termos usados anteriormente nas comunicações a Japão e Coreia do Sul, que receberam tarifas de 25%, nas quais Trump alega que os parceiros comerciais se beneficiam de acesso "desproporcional" ao mercado americano.
O governo também alerta que "bens transbordados para evitar tarifas mais altas estarão sujeitos à tarifa mais alta", sem especificar se a regra se aplica a reexportações vindas desses países ou a terceiros, como a China.
As novas tarifas são separadas de quaisquer tarifas setoriais já aplicadas e podem ser impostas de forma cumulativa como medida de retaliação, independentemente do nível tarifário atual dos países atingidos. "Se por qualquer razão vocês decidirem aumentar suas tarifas, o valor que escolherem será somado ao valor que cobramos", afirma Trump nas cartas.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.