A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta segunda-feira (1º) a Operação Máscara de Papel para investigar possíveis fraudes em documentos de quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no município de Canarana, (A 823 km de Cuiabá). Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão.
As ordens judiciais foram cumpridas no escritório e na residência de um homem de 25 anos, que atua como despachante veicular, intermediando processos junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Segundo o delegado de Canarana, Diogo Jobane, as investigações começaram em agosto, após uma vítima registrar boletim de ocorrência. O denunciante relatou ter contratado o despachante para quitar o IPVA de um veículo VW Saveiro, realizando pagamento parcelado em cinco vezes no cartão de crédito. Ao consultar a documentação junto ao Detran, constatou que o débito ainda constava como pendente, embora tivesse recebido o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) constando o pagamento.
Com base nas informações, a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar falsificação de documento público e estelionato. Após a abertura da investigação, novas denúncias foram registradas.
O delegado orienta que a população que realizou pagamento de tributos veiculares por meio de terceiros ou despachantes verifique junto ao Detran se a dívida foi efetivamente quitada.
As investigações seguem em andamento, visando à conclusão do inquérito e ao eventual indiciamento dos envolvidos.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.