prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), anunciou a fusão entre as secretarias de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Semob) nesta quarta-feira (27). O intuito é otimizar recursos e criar uma central única de monitoramento na capital.Para liderar a nova estrutura, o prefeito nomeou a coronel da Polícia Militar Francyanne Lacerda, que já atuava desde o início da gestão como titular da Segurança Pública, e passa a acumular.
Essa foi a segunda junção de secretarias anunciada hoje por Brunini. Mais cedo, ele já havia divulgado o programa ‘Educando Juntos’, que será criado a partir da ‘mega secretaria’ formada por Educação, Cultura e Esportes.
Em declaração, o prefeito Abílio comparou a fusão à criação de uma federação partidária, como a que uniu o União Brasil e o PP. Ele explicou que as secretarias não deixarão de existir, mas atuarão de forma conjunta para "otimizar recursos e acelerar um processo que nós estamos querendo fazer", o que inclui a criação de um sistema de monitoramento unificado.
Na Semob, Francyanne assume a vaga deixada após a exoneração da vice-prefeita, Vânia Rosa, a cerca de duas semanas. A decisão, assinada pelo prefeito Abilio Brunini (PL), foi publicada um dia após um embate entre a vice-prefeita e vereadores da capital.
LEIA MAIS: Abilio propõe unificar Educação, Esportes e Cultura para poupar orçamento; veja vídeo
Mudanças
Além da Segurança e Mobilidade, Abílio Brunini também anunciou a integração das secretarias de Educação, Esportes e Cultura. As três pastas irão trabalhar de forma unificada no programa "Educando Juntos". A justificativa é a mesma: a necessidade de manter o equilíbrio fiscal.
O prefeito explicou que, ao unir as pastas, é possível usar o orçamento de R$ 1 bilhão da Educação para atender às demandas da Cultura e do Esporte, que não têm orçamento individual suficiente, sem extrapolar o teto de gastos. No entanto, ele garantiu que os titulares de cada secretaria serão mantidos em seus cargos: Jefferson Neves (Esportes), Amauri Monge (Educação) e Johnny Everson (Cultura).
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.