O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), declarou nesta terça-feira (19) que não há possibilidade de aliança política com o MDB nas eleições de 2026. Em entrevista, o gestor afirmou que seus únicos pré-candidatos ao Senado são o deputado federal José Medeiros e o governador Mauro Mendes, respectivamente do PL e do União Brasil.
“Deixo claro: meus pré-candidatos ao Senado são José Medeiros e Mauro Mendes. Fora disso, não tem construção política partidária. Se o PL quiser se aproximar do MDB, problema deles. Eu não vou seguir”, disse Abilio.
O prefeito reforçou que não tem relação política com o partido e que não pretende construí-la. “Não apoio o MDB em nada. Não busco vínculo e não vou ter nenhum tipo de participação que se aproxime disso”, afirmou.
Apesar de dizer não ter nada contra a deputada estadual Janaína Riva (MDB) no campo pessoal, Abilio frisou que sua posição é estratégica. Ele também criticou duramente a atuação nacional e estadual do partido. “O MDB é da Simone Tebet e tem um monte de ministério no governo Lula. É base do Lula. Aqui em Mato Grosso, Emanuelzinho é vice-líder do Lula e é do MDB. O Bezerra é do MDB. Essa turma não é de direita, é de esquerda”, destacou.
Segundo ele, se a deputada estadual Janaína Riva pretende se apresentar como candidata da direita, deveria mudar de legenda. “Se ela quiser continuar no MDB, ela está em um partido voltado à esquerda. Se quiser ser candidata à direita, precisa procurar outro partido mais alinhado”, afirmou.
Abilio também lembrou que o MDB em Mato Grosso foi a base política do ex-prefeito Emanuel Pinheiro, adversário direto de sua gestão.
Para o prefeito, eventuais disputas ao governo do Estado em 2026 não interferem em sua posição sobre o Senado. “Se o senador Wellington Fagundes quiser ser candidato ao governo, não tem problema. Se o Otaviano Pivetta também quiser, é um bom nome. Mas ao Senado, meus candidatos são Medeiros e Mauro Mendes. Isso está definido”, finalizou.
VEJA VÍDEO:
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.