A ex-deputada federal Rosa Neide foi eleita presidente do diretório do PT em Mato Grosso com 93,07% - um total de 4.684 votos válidos. Ao todo, 5.410 filiados participaram da votação, neste domingo (6), em 103 dos 110 municípios aptos ao processo eleitoral do partido, reafirmando o compromisso da base petista com o modelo democrático de organização interna. A corrente ideológica 'Construindo um Novo Brasil' (CNB), majoritária no Partido dos Trabalhadores (PT) é ligada ao presidente Lula. Com a projeção de Rosa à presidência, o grupo consolida sua liderança em MT que passa a ocupar o lugar na executiva que pertencia ao deputado estadual Valdir Barranco (PT).
O professor Domingos Garcia, da corrente Diálogo e Ação Petista (DAP), que também concorreu à presidência estadual do partido, obteve 349 votos, o que representa 6,93% do total. Foram registrados ainda, 329 votos em branco e 46 nulos.
O processo de eleições diretas (PED) permite aos filiados votarem separadamente para a presidência e para as chapas, assegurando maior autonomia na escolha e uma composição proporcional dos diretórios, com espaço garantido para todas as forças políticas que participam da disputa.
Além da CNB, a nova composição do diretório estadual contará com integrantes da chapa “Somos Todos PT em Movimento”, ligada ao deputado estadual Lúdio Cabral, da tendência ideológica Movimento PT, que obteve 39,11% dos votos (1.994).
A chapa “Virar à Esquerda”, da corrente DAP, conquistou 3,33% dos votos (170), também compondo a nova direção estadual.
O atual presidente estadual do PT, deputado Valdir Barranco, destacou que o resultado demonstra a aprovação da militância à condução do partido pela CNB nos últimos oito anos, período em que enfrentou desafios extremos como a prisão do presidente Lula, mantendo o partido ativo, presente nos municípios e conectado com a base.
“Esse resultado mostra que os filiados reconhecem o trabalho feito pela CNB com seriedade, transparência e compromisso. Seguimos construindo um PT forte, presente nos municípios e conectado com os anseios do povo mato-grossense”, afirmou Barranco.
LEIA MAIS: Edma Macedo é eleita presidente do PT em Cuiabá com mais da metade dos votos
RESULTADO NA CAPITAL
Em Cuiabá, a contadora e agricultora familiar Edma Macedo foi eleita presidenta do diretório municipal com 65,8% dos votos válidos (771 votos). O mandato, com duração de quatro anos, começa em setembro de 2025. Ela sucede a gestão de Bob Almeida, que está à frente do diretório desde 2019.
Ligada ao deputado estadual Lúdio Cabral na corrente Movimento PT, Edma venceu Lígia Viana (CNB), que obteve 310 votos (26,4%), e Robinson Cireia (DAP), com 90 votos (7,6%).
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.